13 de outubro de 1977 - O marco de uma Nação

O fim do sofrimento, o fim do jejum, o marco de uma Nação. Eu, que conheci o Corinthians e me tornei corinthiana no dia da conquista do Campeonato Paulista do 4º Centenário da cidade de São Paulo, amarguei, com toda a Nação, uma espera de quase 23 anos para novamente poder gritar é campeão. Longo período de chacotas, de gozações, de piadas e de provocações. Ao entrar numa padaria, num boteco ou num armazém, deparávamos, inevitavelmente, com o cartaz Fiado? Só quando o Corinthians for campeão. Fora o sarro, quando o balconista torcia para os adversários. O incrível é que a torcida crescia, e desde aquela época, não o abandonava. Foi um período de muita aprendizagem; aprendizagem de paciência, de perseverança, de tolerância e de muita confiança, na certeza de que o título viria e que, quando chegasse, muitas outras conquistas alavancaria.
A conquista do Campeonato Paulista de 1977 representa para a Nação Corinthiana o fim de uma era de sofrimento, o fim do jejum. Foi a conquista mais desejada por milhões de corinthianos sofredores, apaixonados e desejosos de soltar o grito de campeão entalado na garganta. Como tudo que é Corinthians, não foi uma conquista fácil. 

Dona Elisa na semifinal contra o São Paul
Após um 1º turno ruim, o Corinthians vai para o tudo ou nada no 2º turno da competição e se classifica para a decisão final, após vencer o São Paulo na semifinal. Disputando a final com a Ponte Preta,  venceu a 1ª partida por 1 a 0, com Gol de Palhinha e perdeu a 2ª, de virada, por 2 a 1, levando a decisão para o 3º jogo. Além de perder o 2º jogo, ainda perdeu o Palhinha por contusão.
No jogo decisivo, realizado no Morumbi, finalmente, a Nação Corinthiana pode soltar o grito de campeão que estava entalado na garganta há quase 23 anos. Dos pés de Basílio, a 8 minutos do término da partida, num lance de bola parada, depois de um bate rebate, acontece o gol tão esperado, tão desejado... Explode o grito da torcida, o grito que estava entalado. O grito do gol da conquista do Paulistão de 1977, o marco de outras conquistas, de outras vitórias e de muitas glórias.
Com o fim do jogo, a torcida invade o campo, finca suas bandeiras no gramado, muitos torcedores, pagando suas promessas, atravessam o campo de joelhos, a Fiel agradecida, ri e chora numa explosão de alegria, extravasando toda a sua emoção e sua imensa paixão pelo Timão. 
A comemoração no campo estende-se por mais de uma hora. Ninguém arredava o pé. Irmanados pela mesma devoção, num verdadeiro êxtase, uma Nação de torcedores, jogadores, dirigentes expressa toda a sua felicidade e alegria. Depois de tanta espera, tanta angústia e tanta luta a Nação Corinthiana pode soltar o grito tantas vezes sufocados, o grito que estava entalado, o grito de campeão.
A cidade de São Paulo torna-se o palco de uma explosão de alegria. As comemorações estendem-se às ruas e praças, aos bares e restaurantes, espalhando-se pelo centro, pelos bairros e pelos arrabaldes. O Presidente Vicente Mateus só conseguiu sair do estádio disfarçado, mas os torcedores, ao reconhecerem sua esposa Marlene, arrancaram-no do carro para comemorarem com ele a grande conquista. Na madrugada, ele ainda comemorava pelas ruas, rouco, extasiado, calçando um sapato branco e outro preto, expressando e vivenciando uma felicidade infinita.
Hoje é uma data histórica da Nação Corinthiana. Para a Fiel é mais que um feriado nacional, é quase um dia santo. Poderemos até considerá-lo o "Dia de São Basílio", que ao lado de mais 10 "santos", orientados pelo "anjo" Brandão, realizou o "milagre" da nossa redenção, devolvendo-nos a alegria e alavancando novas conquistas que vieram e que virão.
Neste dia 13 de outubro de 2011, aniversário da conquista mais emblemática da Nação Corinthiana, nosso agradecimento e nossa homenagem aos guerreiros Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Russo, Luciano, Basílio e Vaguinho; Geraldão e Romeu e também ao técnico Osvaldo Brandão, ao Palhinha, aos demais jogadores do elenco e ao Presidente Vicente Mateus.



Explode o grito dos Corinthianos, como explodiu o grito de Osmar Santos, quando narrava o gol:
“E que Gooooool. Coringão na frente. Olha o espetáculo, olha a emoção e a motivação. Olha a festa no Brasil. Você enche de lágrimas os olhos desse povo. Você enche de felicidade o coração desta gente. Corinthians, o grito sufocado de um povo. O grito do fundo do coração de um torcedor. Depois de vinte anos, a Fiel está explodindo. 22, 23, duas dezenas de anos na cabeça desse povo, tumultuando meu povo. O Corinthians, que, na explosão, exibe o maior espetáculo do território brasileiro. Corinthians, você acima de tudo é a alma deste povo. Você liga a imagem do sorriso e a felicidade das raízes do povo, Corinthians. Hoje a cidade é do povo. Tem que ter festa alvinegra. Tem que cobrir as ruas da cidade de paixão e loucura. Com felicidade que desabrocha e contagia o povo pelas avenidas. Hoje é o verdadeiro dia do povo. Dia de cantar a alegria e ser feliz. Dia de sair gritando com a crista alta, muito alta. Hoje mais do que nunca a cidade é do povo. Festa do povo. Basílio pro pedaço, Basílio, 37 minutos do segundo tempo. Doce mistério da vida este Corinthians. Inexplicável Corinthians. Vai buscar alegria no fundo da alma do povo.”



Créditos e fontes de imagens e vídeos
osclassicos.com
Gazeta Press/esportes.r7.com
jovempan.uol.com.br
abril,com,br
terceirotempo.ig.com.br
fanatimao.blogspot.com
corinthimao.blogspot,com
blogs.estadao.com.br
You Tube

Comentários

  1. #CAVERÃO DO TIME DO POVO

    E FOI UMA NOITE INESQUECÍVEL...LEMBRO DETALHE POR DETALHE DAQUELA NOITE, DESDE ÀS 18:00 H QUANDO ESTENDÍAMOS AS BANDEIRAS E DEIXÁVAMOS OS ROJÕES A POSTOS...O QUE SE SENTIU NAQUELE JOGO JAMAIS SE SENTIRÁ, OLHO GRUDADO NA TV, PARECIA QUE JOGÁVAMOS JUNTO COM OS 11, ERA EMOÇÃO EM CIMA DE EMOÇÃO....SOFRIMENTO MAIOR NUNCA SENTI...ATÉ QUE CHEGOU OS 36 DO SEGUNDO TEMPO E BASÍLIO APARECEU, TREMMEEUUU O MUNDO, DEPOIS AINDA DIZEM QUE NUNCA HOUVE TERREMOTO NO BRASIL...E A FESTA? ALGUEM ESQUECE DAQUILO? PAROU TUDO..ERA O CORINTHIANS CAMPEÃO E O POVO VOLTAVA A SER FELIZ. MANISFESTAÇÃO MAIOR DO ANSEIO POPULAR..CORINTHIANS PAULISTA.

    ResponderExcluir
  2. Dona Maria,eu gostaria de fato de colocar aqui as minhas impressões e considerações sobre este titulo de 77,e sobre a tal da democracia do Dr.Socrates,mas se fizer isso,vou criar problemas pra mim mesmo,pois só passamos por esses 23 anos de fila no paulista(veja voce),por causa do tal feudalismo e folclre que existia dentro do clube,o Matheus era um que achava essa história muito engraçada,ser mico de circo dos rivais.
    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  3. Caverão
    Foi muita emoção. Foi o dia em que o Brasil explodiu, a Terra tremeu e o povo foi feliz. Explodiu de felicidade e tremeu de alegria. Até hoje ainda choro quando ouço a gravação do Osmar Santos descrevendo o momento do gol. Emoções eternas de um momento inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. Matador
    Respeito sua opinião, apesar de discordar dela. Apesar de folclórico, Matheus era um homem simples, pouco letrado, mas, muito esperto e um autêntico corinthiano. Muito mais do que muitos pre$idente$ que tivemos. Este título nos recolocou no caminho de novas conquistas e fez a felicidade da Nação.

    ResponderExcluir
  5. Não estou de maneira nenhuma falando mal dele,um homem que vi tirar dinheiro do bolso pra pagar as nossas contas,mas o conjunto todo da obra é que quero ressaltar,eu inclusive fui com meu pai naquela final,aonde nunca se viu tanta alegria,nos viemos a pé do morumbi até em casa,porque meu pai chorava tanto que esqueçeu de pegar o onibus e na época nos moravamos na chacara Santo Antonio em santo amaro,perto da estatua do borba gato.
    Mas Dona Maria foi uma displicencia o que nos fizeram nesses 23 anos de sofrimento,e eu como corintiano fanatico não posso deixar passar isso em branco,por isso digo o corinthians é muito,mas muito grande,para os homens pequenos que sempre o dirigiram.
    Antonio Dib

    ResponderExcluir
  6. Dona Maria,eu sempre imaginei o corinthians como sendo um potencia mundial,porque é,a nossa torcida é unica,que pode ser considerada a verdadeira oitava maravilha do mundo.
    Contente mesmo eu fiquei quando fomos campeões brasileiros pela primeira vez,porque haviamos rompido as barreiras de nosso estado e nos colocado no rol dos maiores do Brasil.
    Era esse corinthians que eu queria ver,gigante,austéro,e sempre fui ferrenho defensor de que quebremos agora as barreiras das américas,porque temos condições pra isso,e sempre tivemos.
    Vejo muitos dizerem que isso não tem importancia,mas eu não vejo assim,mesmo sendo a libertadores um torneio não muito sério,mas é um mal necessario,e é o que temos de melhor nas américas,não somos uma europa.
    Hoje vejo que estamos chegando um pouquinho perto daquilo que é a nossa verdadeira história,mas ainda não o ideal,porque ainda tem gente que quer se promover la dentro ás nossas custas,e eu sempre achei que não mereciamos isto,o corinthians é muito maior do que os nossos proprios égos.
    Mas não posso negar que fico feliz até com um torneio de cuspe,se o timão tiver metido no meio.
    Antonio dib

    ResponderExcluir
  7. Foram 23 anos muito sofridos. Mas, creio que atualmente, apesar de títulos conquistados, os erros são maiores e falta mais garra e corinthianismo nos cartolas e nos jogadores e isso se traduz na postura dentro de campo. Este campeonato já estaria ganho com a atitude e a determinação do time de 1977 e com um técnico como o Brandão.

    ResponderExcluir
  8. #CAVERÃO
    O CORINTHIANS NESSES 23 ANOS SÓ FEZ A TORCIDA AUMENTAR E ISSO FAZ PARTE DE NOSSA HISTÓRIA. SE TIVESSE GANHO MAIS VEZES NÃO TERIA SIDO MOLDADO NO SUOR E NO SOFRIMENTO E SE CONSOLIDADO COMO GUERREIRO E BATALHADOR, COM UMA TORCIDA BATIZADA DE FIEL. É NOSSA CULTURA E CORINTHIANO NÃO A ASSASSINA JAMAIS. QUANDO VENCEMOS O SANTUX DEPOIS DE 10 ANOS, A FIEL SAIU CANTANDO..1 2 3 O SANTOS É FREGUÊS, O PELÉ COMENTA ISSO ATÉ HJ...PEQUENOS MARCOS DESSA TORCIDA. TITULO É ÓTIMO, MAS SER CORINTHIANO É BEM MELHOR, EXISTE HIERARQUIA.

    ResponderExcluir
  9. #CAVERÃO
    É ISSO AI MARIA, SE TIVESSE 1/3 DA RAÇA DAQUELE TIME A HISTÓRIA SERIA OUTRA. CORINTHIANS É UM CLUBE COM ALMA.

    ResponderExcluir
  10. #CAVERÃO
    EU NEM PRECISEI ME DIRIGIR AO PANETONE PARA CHORAR FEITO UM RETARDADO DEPOIS DO JOGO, SÓ VI O MATHEUS DE JOELHOS E DEPOIS SAIU VESTIDO DE MULHER DO ESTÁDIO PARA DISFARÇAR, MAS FOI RECONHECIDO EM UM SEMÁFORO NA FRANCISCO MORATO LOGO ABAIXO. GRANDE PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  11. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kdt-1s1qJ5U

    Tai o link Dona Maria.

    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  12. NADA É MAIS BONITO E APAIXONANTE COMO TORCIDA E TORCEDOR VER O CORINTHIANS SER CAMPEÃO EMOCIONANTE ATÉ EM VIDEO-TAPE.CHOREI DE NOVO!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!