Coragem para mudar

É evidente a queda de rendimento do Corinthians. Após um início de temporada surpreendente, a partir do mês de agosto, o Timão teve desempenho de timinho, acendendo o alerta e sinalizando que se não forem tomadas as devidas providências, o título brasileiro, que parecia estar garantido, poderá escapar. Se ainda temos a gordura do primeiro turno, ela derreterá se o desempenho não melhorar e o time não voltar a vencer com regularidade. 
Atualmente, o Corinthians vem apresentando deficiências físicas, técnicas, táticas e psicológicas, que se não forem corrigidas a tempo, continuarão interferindo negativamente no desempenho da equipe e nos resultados dos jogos. No aspecto físico tem sido comum observarmos jogadores andando em campo e/ou totalmente exaustos na etapa final. Fisicamente, perdemos a força e a velocidade na movimentação. Nos contra ataques somos lentos e quando chegamos na área, a defesa adversária já teve tempo suficiente para se recompor. Tecnicamente, a boleirada vem, sistematicamente, errando os fundamentos mais elementares e desperdiçando oportunidades de gol até quando o goleiro adversário já está rendido. Errando passes, cruzamentos e lançamentos, o time não consegue criar, dá a bola para o adversário e, comprometendo o padrão tático, se perde em campo. Jogadores chaves na área de criação estão tecnicamente muito mal, prejudicando todo o setor ofensivo. Além disso, taticamente, o time está muito manjado. Nessa altura do campeonato, os times já foram analisados e estudados pelos adversários. Sem variações de jogada e sem craques capazes de desestabilizar seus oponentes, o esquema tático corinthiano tem sido facilmente anulado, inclusive por times da parte inferior da tabela. Faz-se necessário buscar alternativas para a criação e o ataque através de substituição de jogadores improdutivos e de variação de jogadas, saindo da mesmice que o time vem apresentando. Parece que, talvez por fadiga de material ou por acomodação, o time perdeu o foco e a concentração. E os maus resultados estão influenciando negativamente o psicológico da equipe. O comportamento em campo está deixando a desejar. Uns parecem apáticos e fora de sintonia. Outros afobados, estabanados e descontrolados e, quase todos, aéreos e desconcentrados, manifestando pouco poder de reação, quando em situação adversa. Psicologicamente, parece que perderam a confiança, que não mais acreditam, que perderam a fé. Urge uma nova postura e uma atitude mais propositiva a partir da retomada do foco perdido e da auto confiança. 
A comissão técnica precisa ter coragem para restabelecer a ordem das coisas, mudando o que precisa ser mudado, corrigindo as falhas detectadas nos diferentes aspectos: físico, técnico, tático e psicológico. Mudanças que implicam não apenas na troca de jogadores, mas de postura do time como um todo. Que exige um aprimoramento físico, treino dos fundamentos, implementação de novas estratégias, variação de jogadas, mas sobretudo numa nova postura diante dos desafios restantes. Que se recupere a força, o foco e a fé, que se recupere a garra e a raça alvinegra e que o Corinthians volte a jogar como Corinthians. 
Ou a comissão técnica muda o que precisa ser mudado ou amargaremos derrotas e decepções. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!